Home | Notícias

Notícias

Braços Direitos

Foi no passado dia 24 de Setembro que o nosso Grupo foi a Coruche pegar 3 toiros, pelas 5 horas da tarde.

Fardamo-nos no Biscainho, no impressionante Picadeiro do Cavaleiro e antigo forcado do Grupo de Santarém, António Ribeiro Telles, a quem agradecemos e à sua família a enorme amabilidade como fomos recebidos.

O Cartel era composto pelos Cavaleiros, António Ribeiro Telles, João Moura Caetano e Marcelo Mendes. Lidaram-se toiros da Ganadaria Canas Vigouroux e Alves Inácio e o nosso Grupo pegou em conjunto com Grupo da casa.

Era um dia de grande expectativa pois à noite iriamos pegar em Santarém e tinha de ser feita uma gestão do “plantel” de forma a podermos acabar esta belíssima temporada como desejávamos.

Para a cara do primeiro toiro, da Ganadaria Canas Vigouroux, foi chamado a pegar o Francisco Graciosa, que fez uma boa pega, fechando-se à córnea e de pernas muito bem, enchendo assim de forma eficaz a cara ao toiro. Na minha opinião o Francisco mostra uma segurança em praça, verdadeiramente impressionante para quem apenas tem dois anos de experiência, certamente será uma aposta para os anos vindouros.

Para a cara do segundo toiro, da Ganadaria Alves Inácio, foi escolhido o Salvador Ribeiro de Almeida. Antes da pega o nosso Cabo, foi pedir opinião sobre quem seria o forcado mais indicado para pegar este toiro que pesava 620kg, eu abstive-me de opinar pois como não tinha acompanhado as últimas corridas tinha receio de induzir o João em erro. As opiniões convergiam para o Salvador e fiquei na expectativa para ver o porquê deste voto de confiança do João. O “Fininho” não se encolheu uma única vez com o toiro que tinha pela frente e fez na minha opinião duas pegas em que reúne muito bem e se fecha à barbela com unhas e dentes. De facto foi uma aposta ganha.

Para o nosso último toiro foi chamado o Luís Seabra, que tem estado em grande forma esta época. O toiro era um Canas Vigouroux com 590kg e o Luís entrou em praça confiante e esteve muito bem em frente ao toiro, sofreu uma reunião dura e aguentou um derrote sério, fazendo assim uma boa pega à primeira tentativa, parabéns Luis estás no bom caminho.

Depois da corrida seguimos para Santarém para pegarmos novamente com o Grupo de Coruche, para a última corrida da temporada.

Só queria deixar uma pequena nota de satisfação pela forma com que o nosso Grupo se mantém unido e com desempenhos em praça dignos de quem não se deixa abalar seja por transições de Cabos, de Centenários ou mesmo de saídas de forcados mais velhos. Esta nova geração de forcados, que começou com o Diogo, está hoje preparada para enfrentar qualquer corrida, qualquer toiro e qualquer praça e isto deve-se a um profundo trabalho de chefia e dos forcados mais velhos activos e dos retirados. As pessoas mudam, os valores ficam.

Pelo Grupo de Santarém,

Venha Vinho!

Voltar
Siga-nos no Facebook