Home | Notícias

Notícias

Figuras da Tauromaquia Terceirense: João Brito Valor e Garra

Publicamos o texto que saiu na coluna intitulada Tauromaquia Insular da Revista Novo Burladero N.º 339, de Junho de 2017:

"O estoicismo e a capacidade de enfrentar os medos são dos factores mais determinantes no sucesso e superação. Tanto o medo físico como o psicológico, são barreiras à vida e quem as vence, deve ser alvo de admiração.

Estar por diante de um torio e citá-lo com garbo é um acto de heroísmo, mas é também uma manifestação da expressão artística. A liberdade de poder jogar com a força extrema do toiro, confere ao forcado a personificação da alma lusitana, sempre impregnada de capacidade de superação e adaptação.

A este espaço de hoje, trazemos o nome do forcado dos Amadores de Santarém, João Brito. Natural da Ilha Terceira, estreou-se no grupo centenário em 2007, em Marco de Canavezes, e é um dos nomes grandes da arte portuguesa de pegar toiros. O centenário Grupo de Santarém é uma escola de valores, reputada pela disciplina, boa educação e saber estar dentro da Festa de Toiros. Pelos pergaminhos deste Grupo, facilmente se aquilata a qualidade dos seus integrantes.

João Brito, sobrinho e irmão de forcados, faz garbo da sua valentia e destreza pelas arenas portuguesas, elevando bem alto a reputação aficionada dos Açores. O público da Ilha Terceira, foi testemunha da sua garra, em 2016, quando foi à cara de um poderoso “Rego Botelho” em pleno concurso de ganadarias nas Sanjoaninas desse ano.

A forma como anda para os toiros, imprimindo uma velocidade templada a investidas tempestuosas, a maior parte das vezes com reuniões perfeitas, são características muito valorizadas nas suas pegas.

O ar franzino de João Brito, escondem um forcado de enorme estoicismo, humildade e valentia capaz de empolgar os entusiastas da Festa de Toiros. De lembrar que foi reconhecido com o galardão atribuído pelo Campo Pequeno para o “Melhor Forcado” nos anos de 2011 e 2012.

Pelo enorme forcado que é, este espaço vai dedicado a uma Figura da Festa natural da Ilha Terceira, que enverga a prestigiada jaqueta de Santarém."

Texto de José Paulo Lima

 

Voltar
Siga-nos no Facebook