Home | Notícias

Notícias

"Regresso à Moita!"

Na semana de 13 a 16 de setembro teve uma vez mais lugar a tradicionalíssima Feira Taurina da Moita do Ribatejo por ocasião das festas locais em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem na bela Praça de Toiros Daniel do Nascimento e onde o nosso Grupo gosta, sempre gostou - pelo especial carinho e proximidade com que é recebido – particularmente de actuar.

No Sábado, dia 16, abriram-se as portas para a última da Feira, uma corrida mista, com uma meia casa forte e num dia que se anunciou chuvoso e em que actuaram, a cavalo, António Ribeiro Telles e João Moura Júnior, lidando toiros de Monte Cadema, pegados pelos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira e, na lide apeada, os matadores Juan Ortega e Joaquim Ribeiro “Cuqui”, com exemplares de Juan Albarrán.

No que concerne à lide a cavalo, ao nosso António Ribeiro Telles saiu-lhe o pior lote, com um primeiro toiro e quarto da ordem, com 470 kg, reservado, de comportamento e investida incerta, e em que aquele não pôde brilhar. Pegou-o o de caras o nosso Francisco Cabaço, que, após ter brindado à Madrinha, colocou o toiro em tábuas e frente aos curros, chamou lentamente e, quedando-se nos médios, marcando decididamente os tempos e as distâncias, carregando bem, recuou equilibrado e numa cadência que lhe permitiu uma reunião segura e à barbela, de tal sorte que, sem derrotes na viagem, pôde e foi efectivamente bem ajudado cá atrás. O público também percebeu cá em cima. Quando se chama com serenidade e se marcam bem os tempos de parar, carregar e recuar até reunir, os tendidos também entendem e se entregam a quem sabe o que faz. Volta merecidíssima e, porque não acompanhado pelo António que não havia triunfado, pelo respeito que o mesmo nos merece, optou o Francisco e bem por tão-somente agradecer nos médios e recolher de imediato. Algo que nos é intrínseco, nos distinguiu sempre e não muda, não pode mudar: o saber pisar… uma arena.

No nosso segundo toiro e sétimo da corrida, com 500 kg e nobre, depois de uma faena conseguida de António Ribeiro Telles, a pega de caras foi protagonizada pelo nosso Cabo Francisco Figueiredo (Graciosa), o qual, agradecendo pessoalmente a confiança e enorme gosto que temos em regressar a esta magnífica Praça que tantos momentos fortes e de profundo regozijo nos têm dado na nossa longa História, quis deixar marcada a importância que a mesma representa para o Grupo e que, ademais, encerrava aí a sua Época de 2023, oferecendo a pega ao público. Colocou o toiro em tábuas frente aos curros e chamou de largo, parando nos médios, enchendo-lhe a cara e carregando com decisão, recuou na medida certa e fechando-se bem à córnea, aguentando no momento da reunião uma mangada alta e dura. O Grupo ajudou bem sem mais derrotes na viagem. Deu volta ovacionada com o cavaleiro.

O Grupo deixou uma belíssima nota positiva pelo aprumo técnico e artístico deixado. Gratos, esperamos poder muito em breve regressar a esta terra que sempre nos acarinhou e nos faz sentir em casa.

Tivemos a São e eu o gosto e a honra enorme e única de os poder receber uma vez mais nesta vossa e nossa casa em Alcochete, onde pudemos conviver mais novos, menos novos e amigos muitos num ambiente próximo e descontraído até altas horas. Revisitámos com saudade o passado, recordando tempos que reencontramos sempre renovados no presente. Obrigado. Voltem em breve… muito em breve.

Um grande abraço,

Pedro Afra Rosa "Balé"

Voltar
Siga-nos no Facebook