Home | Notícias

Notícias

À conquista de Torres...

E foi em Torres Vedras que o G.F.A.Santarém foi este fim-de-semana mostrar aquilo que de melhor sabe fazer há 97 anos.
Noite fresquinha (mas agradável), praça cheia, ambiente, e um bom cartel... Havia todos os motivos para ir aos Touros.
Começámos por nos juntar na Quinta do Sr. Luís Fernando Ezequiel, no cimo do monte, cercada de vinhas e com uma adega que ao espreitar, já dava para adivinhar o que nos esperava depois de do “serviço”.

A cartel era composto por João Moura, António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol, a pegar connosco o Grupo de Alcochete e os touros eram da Ganadaria Passanha, que se apresentava de Luto pela morte de Dª Helena Passanha, mãe de Diogo Passanha, a quem aproveito para deixar um grande Abraço em nome de todo o Grupo de Santarém. Era anunciado também um espectáculo de Variedades Taurinas, que antecedia a corrida em que actuava Luís Rouxinol Jr, com um novilho também ele Passanha pegado pelo Grupo mais velho em praça.

Mas vamos então ao capítulo da “guerra”:

  – Para pegar o novilho que saiu á praça bem apresentado, o Diogo decidiu apostar no Lourenço Ribeiro, forcado este que começou a treinar este ano e que quanto a mim, revelou acima de tudo e apesar de ter pegado à segunda tentativa, que os treinos não servem apenas para marcar presença. O Lourenço desde que entrou em praça mostrou que levava a lição estudada, e apesar de à primeira tentativa as coisas não terem corrido como ele queria, na segunda tentativa esteve com mais vontade ainda de fazer as coisas como mandam as regras. Foi o primeiro de muitos, com toda a certeza...

  – Para o nosso segundo da noite, primeiro da corrida parece-me que o Diogo não teve muitas dúvidas em deixar o Luisão Sepúlveda corrigir o que quer que pudesse ter feito mal durante a Feira de Santarém Eu pessoalmente vi o Luís com valentes ganas e decidido em voltar ao nível que nos habituou... com azar, pois à primeira tentativa eu nem percebi como, mas o Luís saiu da cara do touro e acabou por cair. Mas à segunda tentativa, com a mesma vontade e correcção, fez uma pega (para mim que não percebo muito disto) limpíssima e bonita. Podes voltar aos apertos Luís...

  – No nosso terceiro, talvez com um ar mais “feio e misterioso”, o João Goes, actualmente mais conhecido por Bracinhos II. O João vive um momento de forma e de alma extraordinário e dá uma confiança enorme a quem quer que seja que o vá ajudar e isso resulta nas pegas que temos visto dele. E assim foi, mais uma vez cumpriu a papeleta como quem vai “só ali beber uma média e já vem”, com a particularidade de ter obrigado o touro a fazer uma “Panage” ( não faço ideia se é assim que se diz, mas se não for a culpa é do António Jesus).

  – E para fechar a noite e em grande, Jorginho pra cara dele.... Super impecável do princípio ao fim, à primeira com toda a naturalidade. Eu tecnicamente não sei grande coisa disto, mas que encheu o olho a quem estava a ver, fê-lo com toda a certeza. Mas também com um Chiquinho a ajudar daquela maneira, não havia o porquê de correr mal.

Uma palavrinha só aos ajudas fardados... “vocês estão umas Máquinas”!!! (desculpem o desabafo, mas pediram-me para escrever, agora tem que se aguentar)

Mas a prestação do Grupo de Santarém neste dia não se ficava só pelas pegas, é de facto um prazer ver antigos Forcados como o Manuel Gama prestarem provas para futuros directores de corrida. Passou despercebido, o que quanto a mim é uma avaliação bastante positiva. Espero que assim seja por muitos, muitos anos.

Da parte do outro grupo, os Amadores de Alcochete com que dividíamos cartel, pegaram um touro à segunda, um à quarta e o seu ultimo à primeira tentativa.

E assim foi... depois tivemos que nos aguentar com aquela recepção e aquele jantar - duvido que tenham acabado com aquele porco no espeto e com todo o vinho existente naquela adega. O nosso muito obrigado ao Sr. Luís Fernando Ezequiel por esta recepção fantástica. 

Agora temos um mês de calor para descansar e para secar a peitaça para o Agosto que ai vem... Vamos ter ainda muitos touros para pegar, rodar a rapaziada e dar oportunidade a esta leva de rapaziada nova que tanto promete.

Pelo Grupo de Santarém, venha vinho, venha vinho, venha vinho...

 

Grande abraço a todos,

Filipe Almeida

 

 

 

Ver aqui fotografias da corrida: http://www.touroeouro.com/index.php/page/gallery/225

Voltar
Siga-nos no Facebook