Home | Notícias

Notícias

S. Manços - Noite de Verão com pouca Transmissão

Realizou-se em S. Manços a tradicional corrida de touros por ocasião das festas da terra.

Cartel composto pelos cavaleiros :

Luis Rouxinol

João Ribeiro Telles (reaparecendo após ausência por doença)

Marcos Bastinhas

Grupo de Santarém e S.Manços

Toiros Cunhal Patrício

Depois de na véspera o grupo ter pegado em Marco de Canaveses, chegada ao monte do Cume, propriedade da família Murteira, para a respectiva fardação e cumprir mais uma “etapa”. Felizmente abundam “miúdos” e portanto as malas à porta na expectativa de quem se fardaria eram muitas.

A praça de S.Manços tem lotação para 2800 pessoas e estava praticamente cheia, numa boa noite de Verão e onde se salienta a presença de várias famílias com respectivos filhos e netos apoiantes do GFAS, caso dos Grave de Jesus, Fernandes e a família Murteira.

Os toiros saíram mansos, sem casta e com apresentação desigual. Para o primeiro da corrida o Diogo entendeu mandar o João Grave, forcado que se lesionou logo na primeira corrida desta temporada mas que entretanto se pôs bom e tem pegado e bem nas últimas corridas. O João esteve como tem sido habitual muito bonito no cite, sabendo pisar os terrenos mas na primeira tentativa não conseguiu reunir correctamente e aguentou pouco o toiro. Na segunda tentativa esteve correcto com invariável boa ajuda do Nélson Ramalho.

No nosso segundo saltou o João Torres, que já não pegava há algum tempo, fruto unicamente da falta de corridas, pois como sabemos o João já é um forcado titularíssimo no grupo. O toiro era fácil e quando assim é e não se complica torna-se fácil concretizar a pega.

Para o último toiro o Diogo mandou o seu primo Luis Sepúlveda, que aparentava algum nervosismo, talvez fruto de algumas mazelas, mas que esteve francamente bem do princípio ao fim assim como a coesão do grupo que ajudou em “bloco”!

Gostaria de destacar a forma como rapidamente o Grupo se reencontrou a ajudar, pois após uma geração de grandes ajudas como o caso de Pedro Cabral, Miguel Navalhinhas, Pedro Seabra, Zé Maria Corte Real, Francisco Empis, Roque Cunha Ferreira e mais alguns, eis que surgem agora novos nomes que eficientemente assumiram a mesma responsabilidade como por exemplo o Manuel Quintela, José Fialho, Francisco Lorga, o eterno Nélson, o Manuel Lopo Carvalho… Estão a fazer uma grande Época. Parabéns!

O forcado da terra é o Zé Fialho e portanto foi também o anfitrião no jantar onde se montou um belo “banquete” até às 5h da manhã rumando tudo depois para o “bailarico” da aldeia.

O grupo da terra pegou os seus toiros à 2ª,1ª,1ª tentativas.

Mais uma noite de coesão e sabedoria na praça e onde fora dela imperou como sempre a boa disposição e boa educação.

Pelo Grupo de Santarém

Venha Vinho

Um abraço

Miguel Mendes de Almeida

Évora 25-8-12

 

Fotografias da Corrida:

http://www.toureio.com/t/t/index.php/informacao/fotografias/5455-as-imagens-de-sao-mancos-25-de-agosto

http://www.touroeouro.com/index.php/page/gallery/260

http://forcadoamador.blogspot.pt/2012/08/smancos-e-terra-de-forcados-e-respeita.html#more

 

Voltar
Siga-nos no Facebook