Home | Notícias

Notícias

50 anos da nossa Celestino Graça

50 Anos da nossa Celestino Graça

08/06/2014 data em que se comemora os 50 anos da nossa Praça de Touros Celestino Graça, e o Grupo de Santarém lá esteve para comemorar e para começar mais uma Feira de Santarém.

Depois de alguma discussão quanto à lotação da praça, 1/3 de casa para uma tarde que merecia muito mais, e perdeu quem ficou em casa.

Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Sónia Matias, Filipe Gonçalves, e Marcos Bastinhas eram os cavaleiros em Praça e para dividir cartel connosco, o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete.

Touros de José Luís Vasconcelos e Sousa d’Andrade, foi a ganadaria que saiu à praça e diga-se, desde já, com uma apresentação irrepreensível, pesos desde os 520 aos 565 kg, e que cumpriram, entretiveram, pediram contas aos cavaleiros e fizeram-nos arregaçar as mangas.

Mas vamos ao que interessa….

O primeiro da nossa tarde coube ao nosso cabo Diogo abrir praça… O Diogo brindou ao céu, prestando homenagem ao antigo elemento do nosso grupo Dr. Henrique Soares Cruz e a Eduardo del Villar, cabo do Grupo de Forcado Hidalguenses, do México.

O Diogo como nos tem vindo a habituar nos últimos anos faz-nos crer que tudo parece fácil, é desta vez não fugiu à regra, aproveitou para pôr a fasquia elevada e demonstrar a todos o que podem esperar do Grupo de Santarém para esta época. Classe, Experiencia, Decisão, Vontade, do princípio ao fim da pega. O nosso Nelson, a nossa parelha de segundas, as nossas paredes cá de trás, e o homem do leme, não perderam tempo em seguir o caminho que o nosso cabo lhes indicou. LIMPINHO…

Para o nosso segundo foi o David Inácio “Grimi”, a brindar ao pai Carrilho, que nos voltou a acompanhar após alguns meses de repouso. Poucos o conhecem AINDA, mas o David na segunda metade da época passada, abriu o livro e mostrou-se como um elemento a ter muito em conta para o futuro. O David esteve impecável do princípio ao fim, o Quintela implacável, o Zézão como de costume a ensinar o Carrilho mais novo, e o Graciosa a seguir os passos dos velhinhos Rui Cabral e Pedro Soares. O Ricardo não se deixou envergonhar pelo Irmão Miguel.

Resultado… LIMPINHO…

O ultimo da tarde começou a arrepiar no brinde, com o João Torres a brindar ao Pai Luís Gameiro. A praça levantou-se a aplaudir aquele que há 50 anos tinha pegado o primeiro touro da Praça de Touros Celestino Graça… Atrevia-me a dizer que fez lembrar praça de Madrid, quando há entrada do Rei Dom Juan Carlos de Espanha no seu camarote.

O João teve um touro, ou um momento ingrato. Não serei de certo o melhor para explicar o que aconteceu, mas o touro pareceu-me melhor da corrida. No meu entender, o João nunca conseguiu aquela reunião poderosa que ele gosta de forma a sentir-se agarrado com unhas e dentes, daí ter “parecido” sair com alguma facilidade na primeira e na segunda tentativa. O Zé Fialho numa ajuda entregue, ainda teve o azar de desmaiar em praça, o que não passou de um susto pois já se encontra em casa e recuperar para Reguengos… Coisas daquelas que só acontecem a quem dá o corpo às balas!

À terceira tentativa o grupo acabou por pegar o touro, obrigando o João a entrar nos terrenos que fazem secar a boca e os nossos ajudas sem dar hipótese.

Quase limpinho…

Pelo Grupo de Alcochete pegaram Diogo Timóteo à terceira, Vasco Pinto à segunda e Tomás Vale à primeira.

Não posso deixar de agradecer em meu nome e em nome de todo o grupo ao nosso Cabo, à Inês e a Assunção, a recepção em sua casa e o óptimo jantar e ambiente que nos proporcionaram. Pena não ser Sábado!

No último minuto antes do fecho da redação já se sabia novidades da nossa segunda da Feira. Dizem que uma tarde das tais, de levantar a praça… e cuidado que esta não é pequena. Mas aguardemos mais notícias em breve.

 

Grande abraço a todos e pelo GFAS:

Venha vinho… Venha vinho… Venha vinho…

 

Filipe Almeida

Voltar
Siga-nos no Facebook