Home | Notícias

Notícias

Cernelha na Capital do Alto Alentejo

Voltámos a Portalegre passados 11 anos para reviver e viver bons momentos.

A corrida, por ocasião da Feira das Cebolas, tinha tudo para ser uma grande tarde à Grupo de Santarém. Para além dos atuais elementos que se mostravam motivados e confiantes, estavam também presentes elementos do Grupo já retirados que se sentiam com esperança de viver um dia à Grupo de Santarém e, como é habitual, sempre prontos para apoiar.

Começando pelo momento alto da corrida, havia já um sentimento de saudade desde 2018, data da corrida de Estremoz, onde o grupo realizou a última cernelha nos últimos anos. Para pegar o primeiro toiro saltou o cernelheiro José Miguel Carrilho e o rabejador Miguel Tavares. Dedicaram a pega ao antigo elemento do grupo e cernelheiro, o Tio Jaime Tavares, momento bonito e apreciado pelos aficionados. Apesar de o toiro não estar encabrestado, mantinha-se distraído e reservado junto às tábuas como esteve na lide a cavalo, assim o “Zé” Miguel não demorou a entrar com decisão à cernelha e bem acompanhado pelo rabejador Miguel. O toiro depois de se sentir agarrado pregou alguns derrotes, mas não suficientes para descompor esta parelha. A praça ficou de pé com a prestação da parelha dos Portalegrenses do nosso grupo que ficaram com vontade de repetir esta sorte na nossa feira em Santarém.

Para a cara do nosso segundo toiro foi o jovem forcado Manuel Ribeiro de Almeida, pegando o seu primeiro toiro da época. Dedicou a pega aos céus, à sua avó, tendo como primeira ajuda o Damião de Goes, também natural do Alto Alentejo. O “Manel” esteve bem a citar, contudo não teve uma boa reunião, o que fez com que tivesse que citar uma segunda vez, e aí sim, já teve uma reunião melhor ficando na cara do toiro e o grupo correspondeu fechando bem.

Para a cara do nosso terceiro toiro, que se mostrava ser mais sério pegou o António Queiroz e Melo. O António que tem feito boas pegas, desta vez a sorte não esteve do seu lado. Frente a um toiro mais exigente, acabou por não o conseguir entender tão bem quanto nos tem habituado, só tendo conseguido consumar a pega à quarta tentativa, certamente que da próxima vez será melhor. A dar primeiras teve o João Manuel, que nas últimas corridas tem mostrado muita vontade e firmeza.

A corrida teve um ambiente extraordinário como não poderia deixar de ser, ficando a vontade e o sentimento de no próximo ano voltarmos a Portalegre.

Resta-me agradecer à Família Tavares da Mesquita que desde o primeiro cartaz disponibilizaram e prepararam o seu monte para receber o Grupo, onde nos fardámos e jantámos. O jantar foi muito divertido, mas houve também espaço para se ouvirem testemunhos muito importantes e de plena aprendizagem de diversas gerações que passaram pelo nosso grupo. Quero dar um abraço ao Tio Jaime, ao Ricardo e em especial ao Miguel pelo futuro pai que vais ser!

Pelo Grupo de Santarém venha vinho e mais dias como este!!!

Bernardo Bento "Bábá"

Voltar
Siga-nos no Facebook