Home | Notícias

Notícias

Futuro no activo!

Salvaterra de Magos, 21 de julho de 2023

Sexta-feira passada o Grupo de Santarém deu continuidade à Temporada 2023. Em terras ribatejanas pegámos mais uma corrida noturna com início pelas 22h.

Foi uma corrida com um sentimento especial pela comemoração dos 40 anos de alternativa de uma das maiores figuras do toureio nacional e internacional, António Ribeiro Telles.

A praça estava bastante composta, passando os 3/4 de casa, o que trouxe um ótimo ambiente. O público aderiu às lides e às pegas, o que nos traz sempre boas sensações.

Os cavaleiros foram António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e Miguel Moura. Deram-nos uma noite de ferros bem cravados e arte equestre que subiu às bancadas.

Os toiros foram Vale Sorraia e, generalizando, contámos com um curro um quanto ou tanto reservado para o cavalo mas com destreza no capote e bastante prontidão para as pegas. Toiros a marrar com a testa mas com pouca violência nos derrotes. Os pesos foram, por ordem de saída, 485 kg, 480 kg e 510kg. Para pegar de caras foram escolhidos pelo cabo Francisco, o João Faro, o Vasco Salazar e o Pedro Valério.

A abrir praça o João brindou a sua pega ao António Ribeiro Telles pelo grande feito na sua carreira, acima referido. Nesta noite pegou o seu segundo toiro, e apesar de nervoso, diria eu, pela sua inexperiência, tentou mandar no toiro que saiu pronto permitindo ao João aguentar para depois reunir de forma perfeita, o que garantiu uma boa pega à primeira tentativa.

O Vasco brindou ao Pai, antigo elemento do nosso grupo, que tem sido certamente alguém preponderante nesta primeira e importante fase no percurso do Vasco como forcado. Estreou-se e fez também uma belíssima pega. O Vasco é atento aos pormenores e por isso conseguiu ser bonito dentro de praça mesmo com o toiro a não permitir um cite prolongado. No momento da reunião e durante a viagem esteve a muito bom nível, pois foram ambas exigentes. Parabéns Vasco, continua que podes vir a acrescentar muito ao grupo!

O Pedro brindou ao Sr. João Ramalho, enaltecendo assim o gosto que temos de pegar na sua terra e o reconhecimento que temos pelo carinho que tem para com o seu grupo, o Grupo de Santarém. O Pedro teve também a sua segunda oportunidade a pegar de caras, mas não esteve tão exemplar. Infelizmente não conseguiu marcar o momento da reunião na primeira tentativa perdendo assim a hipótese de reunir. Na segunda tentativa corrigiu com uma boa primeira ajuda do João Manoel.

Alternámos as pegas com o Grupo do Ribatejo que também teve uma boa atuação. Foi pena o último toiro da corrida ter sido recolhido depois de ficar visivelmente lesionado, e por isso não ter sido pegado.

Por fim dizer que é sempre um gosto estar ao lado do grupo na trincheira e sentir a malta nova a assumir um papel de relevância a cada ano que passa. Caso para dizer que o futuro está no activo!

Pelo Grupo de Santarém

Venha vinho,

Venha vinho,

Venha vinho!

Salvador Ribeiro de Almeida

Voltar
Siga-nos no Facebook